Dicas para escolher o revestimento da sua casa
O revestimento representa cerca de 3% do valor total da obra
Segundo Sandra Bilesimo Menegali, gerente administrativa de vendas para o mercado interno da Cerâmica Portinari, os revestimentos cerâmicos, sejam eles porcelanatos, pisos ou azulejos, costumam representar de 2 a 3% do valor total da obra. Mas a profissional ressalta: “os revestimentos têm como objetivos proteger, preservar a construção e embelezar a obra”. Por isso, vale à pena investir. ”
- A seguir algumas dicas de Thaís Paszko, arquiteta e coordenadora nacional de especificações da Gyotoku:
A profissional indica os tons neutros como o branco, o off-white e o bege. “Aconselho produtos foscos, pois dão a impressão de aconchego, e peças grandes, nos tamanhos 40x40cm”.
Já o banheiro é o espaço da casa que mais permite inovações no qual o revestimento é o centro das atenções e podem ser usadas cores das mais diversas tonalidades, de acordo com a personalidade do cliente. Uma tendência se mostra nas dimensões do azulejo. Hoje as peças maiores são muito procuradas e colocadas principalmente na horizontal.
Para o banheiro e piscinas, a grande novidade são as pequenas pastilhas de vidro, que podem ser encontradas em diversas cores e dão um charme especial ao acabamento.
- Para crianças e idosos
A durabilidade é de cerca de cinco anos. Portanto, se você deseja evitar quedas e escorregões não precisa trocar o piso do ambiente. Basta aplicar a substância.
- Diferença entre cerâmica e porcelanato
“O porcelanato é um tipo de cerâmica produzida com matérias-primas nobres. Ele tem baixa absorção de água, maior resistência mecânica e menor dilatação térmica”, esclarece Thaís. Devido sua maior durabilidade, é indicado principalmente para as áreas externas da casa.
- Imitações
Algumas peças de cerâmica e porcelanato imitam outros materiais, como o couro, a textura de tecidos e o carpete de madeira. “Se a pessoa gosta do visual da madeira, mas quem não quer ter problemas com manchas, riscos e barulhos podem optar por cerâmicas que imitam o produto”, explica Thaís.
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